Conhecendo os gastos da sua empresa

Por custos entendemos os gastos que as organizações despendem para movimentar sua operação, seja ela qual for. Claro que existem inúmeros tipos de custos, também chamados despesas em alguns casos. O fato é que sem gastar – muitas vezes em demasia – as empresas não conseguem fazer sua operação girar, ou em português claro, pôr a empresa para funcionar.

Mas, junto aos custos – ou despesas – levamos junto o “pacote” da tomada de decisão, que inclui nada mais nada menos que saber exatamente com o quê se está gastando, ou, melhor ainda, como explicar aos sócios onde está indo o seu precioso dinheiro. Podemos afirmar que a gestão de custos pura e simples é o aglomerado de maneiras ou formas de conhecer a operação da empresa como um todo, ou seja, de conseguir informações gerenciais que servem de apoio para a tão temida tomada de decisões. Digo assim, “temida” porque absorve toda a estratégia dos gestores para conciliar gastos menores, vendas mais rentáveis e produtos e serviços sem a diminuição da qualidade. Trocando em miúdos, a organização tem que acompanhar os preços do mercado, agradar e fidelizar se cliente, e pensar no retorno esperado do que foi investido para que a empresa existisse.

Precisamos, entretanto, saber diferenciar exatamente o que é tratado como custo e o que podemos chamar de despesa:

Custo é todo valor que a empresa paga que está diretamente ligada a operação do seu negocio, ou como dizem os estudiosos, são os gastos com a atividade “fim”, ou a atividade que tem por finalidade garantir à empresa as vendas de produtos e serviços. 

Despesa é todo o gasto que está indiretamente ligado à empresa, e que não tem ligação direta com a venda das companhias, mas precisam existir para garantir que a empresa funcione.  

É de extrema importância que o gestor, empreendedor ou sócio, saiba com exatidão as principais diferenças entre elas para entender e gerir seu negócio. Isso é fator crucial inclusive para a precificação dos produtos e serviços, que quando feito sem critérios ou analise profunda pode levar qualquer empresa a “bancarrota”, ou a falência.

Isso porque não existem barreiras para concorrentes, e em um mundo corporativo cada vez mais competitivo e globalizado, a gestão dos gastos empresariais, sejam eles custos ou despesas, é fator determinante para a perpetuação da atividade empresarial e a garantia de seu espaço no mercado.

Post escrito por Juliana Agustineli

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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E OU ELETRÔNICAS

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SOUZA, Luiz Eurico de. KULPA, Luciana. DUBOIS, Alexy. GESTÃO DE CUSTOS E
FORMAÇÃO DE PREÇOS: conceitos, modelos e instrumentos. Abordagem do capital de giro e da margem de competitividade. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

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