O que não fazer para se tornar um empreendedor de sucesso

É mais que comprovado que a grande maioria das pessoas sonha – ou pretende – se transformar no próprio chefe. Abrir uma empresa está nos planos de quase metade dos brasileiros. A ideia de montar um empreendimento parece fácil mas requer cuidados e atitudes simples, mas que as vezes não fazem parte da rotina.

Alguns pensamentos podem destruir o sonho dourado do negócio próprio:

  1. Empreendedor por falta de opção

    Quando o indivíduo não encontra uma posição satisfatória no mercado de trabalho, não consegue uma colocação justa – a seus olhos – ele parte para o empreendimento. Este é o principal erro. Empreendedor de sucesso dá certo em qualquer função que exerce. E a abertura de empresa vai depender se ele é sucesso naquilo que faz. É a ordem natural das coisas. Funcionário insatisfeito nunca será empreendedor de sucesso. Isso é fuga. E mais hora menos hora, ele vai querer fugir da empresa que montou;

  2. Empreendedor incrédulo

    Acreditar no que faz é o primeiro passo do sucesso. Sempre ouço falar que o bom vendedor é aquele que vende o produto para ele mesmo. Porque acredita que aquilo é um bom negócio. Quando o novo empresário acredita no seu potencial ele transmite isso a qualquer equipe que gerenciar. E lembre-se do primeiro tópico: a falta de opção anda junta com a falta de fé e insatisfação pessoal. É preciso cuidar para que o entusiasmo inicial nunca esfrie;

  3. Empreendedor sem planejamento

    Já dissemos muitas vezes, mas é sempre bom repetir: falta de planejamento é letal para qualquer empreendimento. Seja pessoal ou profissional. Novas empresas devem ser estudadas, estruturadas e pensadas minuciosamente. Isso vale também para a perpetuação da empresa, ou seja, o planejamento deve continuar a medida que a empresa anda;

  4. Empreendedor ultrapassado

    Inovar é sinônimo de empreender. Novas empresas devem surgir de novas ideias. Ou de ideias recicladas. O mercado não para. O empreendedor também não pode parar. Flexibilidade e inovação estão fora da zona de conforto, e é exatamente assim que a coisa anda. Riscos controlados fazem parte de qualquer história de sucesso. Aprendizado e mudanças continuas são o alvo a ser seguido;

O mercado é acirrado e novas empresas surgem todos os dias para alcança-lo. A concorrência é vasta, mas atitudes transformam mercado em clientes. Venda e compre sua ideia. Afinal, a máxima é sempre aquela que: o que é bom para mim certamente será bom para os outros. Mesmo com gostos e preferencias diferentes existe sempre alguém que precisa do que sua empresa irá oferecer. Seja a empresa preferida também.

Post escrito por Juliana Agustineli

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E OU ELETRÔNICAS

CAETANO, Bruno. MANUAL DO EMPREENDEDORISMO: 74 dicas para ser um empreendedor de sucesso. São Paulo: Editora Gente, 2014.

DORNELAS, José. EMPREENDEDORISMO: transformando ideias em negócios. 5ª Ed. São Paulo: Ltc Editora, 2013.

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